Ante as inundações produzidas em diferentes regiões do país pelo passado do furacão Karl, o Arcebispo da Antequera-Oaxaca, Dom José Luis Chávez Botello, pediu a toda a população fazer concreta a solidariedade e pediu aos danificados que não caiam no desespero.

Em um artigo publicado no site Web da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), o Arcebispo expressou a importância de não cair "na incerteza, a impotência e o desespero, muito menos permitamos que a mesquinharia e a ambição se alimente e cresça em alguns pela rapina ou pelo lucro ante necessidades prementes, mas abramos o coração à solidariedade que sempre manifesta a grandeza do coração humano nestas situações".

Dom Chávez Botello assinalou que embora as primeiras tarefas de emergência sejam realizadas pelas próprias famílias afetadas "há tarefas que excedem as possibilidades das comunidades e são da competência das autoridades; é sua responsabilidade grave cumprir bem suas tarefas, não improvisar ou deixar para as comunidades e famílias todo o peso das seqüelas dos desastres naturais".

O Prelado sustentou que é necessário desenvolver uma cultura da prevenção porque "muitas desgraças humanas, perdas materiais, enfermidades e transtornos sociais podem ser evitados quando se elabora um plano de contingências bem sustentado, assumido, querido e apoiado tanto pelos três níveis de governo como pelos diferentes setores da sociedade".

O Arcebispo recordou que a Igreja "sempre esteve e estará disposta a apoiar de maneira subsidiária e desde sua missão nestas emergências" e pediu aos sacerdotes e fiéis das paróquias "que expressem nossa solidariedade efetiva principalmente com os danificados mais próximos".

"Facilitemos e apoiemos todo o trabalho das autoridades correspondentes nestas emergências. Abramos também nosso coração aos irmãos de Veracruz fazendo chegar a eles ajuda através de instituições confiáveis", concluiu o bispo.