No dia em que grupos feministas "celebram" o dia internacional pela despenalização do aborto na América Latina, diversas organizações de mulheres no México exigiram a promoção e a defesa da vida através de leis que fomentem a educação, a saúde e o emprego para combater esta prática anti-vida que destrói a vida dos não-nascidos e das suas mães.

As organizações criticaram a decisão do Distrito Federal de permitir o aborto até a semana 12 de gestação, "quando a maioria da sociedade não está de acordo" e questionaram que "se mantenha na clandestinidade as cifras de processos realizados em instituições privadas da capital e se guarde silêncio sobre o síndrome pós-aborto".

A presidenta do Instituto para a Reabilitação da Mulher e a Família (IRMA), Mari Carmen Alva disse que na especialização do tratamento à síndrome pós-aborto, "encontraram mulheres que inclusive repetiram esta experiência em até três ocasiões, com seqüelas psicológicas ou infecções, hemorragias e inclusive, casos dolorosos de jovenzinhas que perderam a matriz e isso com a possibilidade de serem mães de por vida".

Como exemplo disto pôs o caso de uma jovem de 23 anos quem "esteve perto da morte por uma perfuração do intestino devido a um aborto e era o único filho que teria em sua vida. Arriscam tudo porque não têm orientação, ninguém lhes dá alternativas mais que a de ‘desfazer-se’ do bebê que leva no ventre à custa de sua própria saúde e da própria vida", explicou

Alva comentou logo que diversos psicólogos, psiquiatras e tanatologistas confirmam os estragos da síndrome pós-aborto nas mulheres: "porque seguem dizendo a elas que não acontece nada, que depois do cancelamento da gravidez vão seguir sua vida como antes, que se trata de um punhado de células, como se não tivesse acontecido nada, mas a realidade as coloca em quadros permanentes de depressão, transtornos e até tendências suicidas".

A perita disse que quando uma mulher começa a descobrir que sua vida não é a mesma, que tem pesadelos, insônia, depressão, angústia, é quando a mulher requer de um apoio de especialistas mas não o têm, a autoridade da capital se empenha em assegurar que não existe esta conseqüência e portanto, aqueles que promovem o aborto "condenam a mulher a uma vida de silêncio".

Depois de questionar o anúncio, "com tambores grandes e pratos" de que no Distrito Federal já se realizaram 50 mil abortos, Mari Carmen Alva disse que "a mulher necessita alternativas distintas ao aborto, por exemplo que se ofereça como opção serviços de saúde gratuitos para adolescentes grávidas, creches e serviços perto de suas zonas de trabalho, redução de horários de trabalho para as que são mães, que não a arrematem a tomar uma decisão equivocada".

Por isso, diversas organizações ressaltaram a decisão de 17 estados da República de blindar a vida desde a concepção. Estas reformas, disseram, não atentam contra as mulheres mas as defendem, assim como os seus filhos não nascidos. Em alguns estados, explicam, substituiu-se a pena de cárcere por atenção médica integral e se trabalha por impulsionar políticas públicas que favoreçam a mulher grávida, sobre tudo a que se encontra em situação vulnerável e que brindem alternativas em matéria de saúde, emprego e educação.

O aborto, explicaram logo, não cura nenhuma doença. "Todo procedimento deve ser feito a favor da saúde, inclusive quando tomamos um remédio sabemos que pode haver efeitos secundários, mas o bem que se busca é o da saúde e nestes casos não se busca a saúde, é evidente que vai ter repercussões mas na sua vida reprodutiva, sem descartar as afetações psicológicas".

Madalena Ernaut de Código Mulher disse logo que "a própria autoridade reconheceu que os hospitais privados não reportam o número real de abortos praticados, porque as mulheres que o praticam o que menos querem é ficar registradas, querem manter em silêncio a experiência, por isso preferem evitar o setor saúde. Quer dizer, o fazê-lo legal, não evitou os abortos clandestinos, por isso na Cidade do México não temos nenhuma razão para festejar (na capital) e se muito de quê se lamentar, pois a clandestinidade, também obriga as mulheres ao silêncio".