Cerca de 35 mil pessoas participaram de uma alegre, emotiva e profunda expressão de fé pelas ruas do centro de Santiago em procissão com a Virgem do Carmo, Padroeira do Chile, no Dia de Oração pelo país e na culminação do Mês da Pátria e do Bicentenário da Nação.

Conforme informa a Conferência Episcopal do Chile, este evento esteve presidido pelo Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, acompanhado de seus bispos auxiliares, Dom Andrés Arteaga, Dom Cristián Contreras e Dom Fernando Chomali; do Bispo Militar, Monsenhor Juan Barros.

Além disso, o Presidente Sebastián Piñera, recém-chegado dos Estados Unidos, fez-se presente ao término da procissão e antes da Missa para reiterar o compromisso pelo Chile feito no Te Deum, de "empenhar-se para fazer do Chile uma pátria de irmãos".

O mandatário recebeu a bandeira que foi abençoada pelo Cardeal e a içou junto à Virgem do Carmo. A bandeira, um exemplar de 1926, foi entregue por um grupo de crianças e de pessoas da terceira idade, simbolizando o passado e futuro do Chile.

Na procissão participaram as Forças Armadas e Carabineiros, encabeçadas por um orfeão militar; comunidades paroquiais; colégios católicos, movimentos e novas realidades eclesiásticas; danças religiosas; e um grupo de 33 mineiros da Divisão Andina de Codelco, que peregrinaram pedindo por seus companheiros apanhados.

Depois da procissão, o Cardeal presidiu a missa no átrio da Catedral, em cuja homilia destacou a iniciativa de movimentos leigos de realizar 200 horas contínuas de Oração e Adoração ao Santíssimo a partir de 18 de setembro. "Eles estavam implorando a bênção de Deus para todos os tempos futuros. É realmente uma iniciativa muito bonita que culminou esta tarde. Celebramos a Virgem do Carmo no Dia de Oração pelo Chile pensando em todos os que sofrem em nossa pátria".

Finalmente o purpurado fez votos para que a Virgem do Carmo "sempre nos conduza ao encontro mais profundo com Cristo, que torne missionários a todos nós, para que nosso povo tenha vida em abundância".