O Papa Bento XVI se reunirá com o presidente do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, durante sua visita pastoral a Barcelona, a ser realizada no próximo 7 de novembro.

Neste sentido, a primeira vice-presidenta do Governo, María Teresa Fernández de la Vega, afirmou, depois de sua reunião com o secretário de estado da Santa Sé, Cardeal Tarcisio Bertone, que os Príncipes e ela mesma estarão em Santiago de Compostela, no dia 6 de novembro, enquanto que os Reis e Zapatero, o esperarão em Barcelona, ao dia seguinte, em ambos os casos junto com as autoridades autonômicas.

O encontro, que será "breve", conforme indicaram fontes do Executivo à agência Europa Press, é o "habitual" neste tipo de visitas, tendo em conta que se trata de uma viagem pastoral.

O encontro entre De la Vega e o Cardeal Bertone durou pouco mais de meia hora, segundo as mesmas fontes, que explicaram que a vice-presidenta obsequiou ao secretário de estado do Vaticano com uma caneta e uma camiseta da seleção espanhola com a estrela da Copa do Mundo.

De la Vega assinalou que desde o primeiro momento tanto a Chefia do Estado como o Governo iam estar presentes nestas visitas. "Assim o transmiti e assim concordamos como já estávamos previamente de acordo. Forma parte das relações institucionais e, portanto, haverá essa participação e se produzirá, além disso, um encontro institucional entre o Papa e as autoridades espanholas", especificou.

Total colaboração

Igualmente, De la Vega afirmou que durante a reunião reiterou ao Cardeal Bertone que contam com "a total colaboração institucional do Governo da Espanha para o bom desenvolvimento destas entrevistas". Além disso, destacou que intercambiaram opiniões sobre outros assuntos de índole internacional como "a muito positiva" colaboração para a liberação de presos políticos cubanos.

Finalmente, a vice-presidenta transmitiu ao Cardeal o convite do Governo da Espanha para contar com um representante oficial da Santa Sé no seminário sobre minorias religiosas que se celebra na Itália no próximo ano.