O Arcebispo de Bogotá e Presidente da Conferência Episcopal Colombiana, Dom Rubén Salazar, explicou que se não forem atacadas as causas das gravidezes adolescentes com uma autêntica educação sexual, não se poderá deter este problema social.

"A verdade é que se não atacarmos as causas profundas nunca vamos obter, por mais anticoncepcionais que se distribuam, que cessem as gravidezes adolescentes", afirmou o Arcebispo durante o lançamento da ExpoCatólica.

O Presidente do Episcopado pediu que os programas de educação sexual não se dediquem a promover o uso de anticoncepcionais. "Enquanto não se faça uma verdadeira educação sobre a relação entre o sexo e o amor, sobre o significado do matrimônio e da família, e enquanto não se acreditam valores nas crianças que favoreçam uma sexualidade responsável, sempre teremos este problema", acrescentou.

Por sua parte, o Secretário da CEC, Dom Juan Vicente Córdoba, rechaçou a proposta de uma prefeitura local de colocar implante nas adolescentes para que não resultem grávidas.

Para o Bispo, "por querer solucionar um problema estamos criando outro. As meninas não são animais, como as novilhas que se esterilizam nas fazendas. As meninas são seres humanos com dignidade. Estamos coisificando-as, estamos colocando um dispositivo para que não sejam mães; estou de acordo que uma menor de idade não deve ser mãe, mas essa não é a maneira de fazê-lo".