O diretor do Semanário da Arquidiocese da Xalapa, no México, Pe. José Juan Sánchez Jácome, expressou sua surpresa pela devastação deixada pelo furacão Karl, mas afirmou que esta tragédia também pôs à prova a solidariedade dos mexicanos.

"O furacão mostrou quão vulnerável somos, mas também nos mostrou a grandeza de nossa alma. Porque há muita gente que saiu a auxiliar os irmãos e que se mantêm trabalhando para que logo as coisas voltem à normalidade", afirmou em um recente artigo.

O sacerdote reconheceu "o imenso trabalho altruísta de tantas pessoas que estão se organizando para levar apoio a todos os danificados"; inclusive o esforço das forças armadas e autoridades, que coordenam "a ajuda a todas as localidades danificadas e não-comunicadas ainda pelo transbordamento dos rios e a destruição de pontes e estradas".

O Pe. Sánchez afirmou que as pessoas têm "muito presente os danos que o furacão ocasionou em mais de 100 municípios". Ele indicou que todos os deslocados se encontram ainda nos albergues, por isso ainda é necessário levar ajuda a estes habitantes.

"Assim como se transbordaram os rios, deixemos que se siga transbordando nossa generosidade e solidariedade", expressou o sacerdote.