O Conselho Nacional de Leigos (CONALAI) da Venezuela concluiu nesta semana um encontro nacional com um documento no qual se compromete a impulsionar a formação para obter um testemunho público mais evidente da fé.

Durante o encontro, que contou com exposições de destacados conferencistas,  apresentaram-se os projetos que cada delegação de apostolado leigo diocesana tem para este ano; e foi enfatizada a necessidade de reativar os Conselhos Diocesanos de Leigos.

No documento final,  intitulado “Com decisão e Esperança”, os dirigentes leigos apóiam a  posição dos Bispos venezuelanos expressa em sua recente exortação “Diálogo e perdão para a paz”.

Diante da atual situação do país, os dirigentes leigos propõem que a mudança política, econômica e cultural “esteja acompanhada da semeadura dos valores dod Evangelho”.

“Esta realidade desafia o leigo a assumir seus compromissos cristãos, com decisão, energia, caridade e comunhão”, acrescentam.

O documento apresenta seis propostas de trabalho imediato:

·        Que em cada Diocese se celebrem jornadas de trabalho, reflexão e evangelização sobre o Ano da Eucaristia.

·        Incrementar e procurar ações concretas de solidariedade

·        Impulsionar e favorecer a comunhão e o serviço através dos Conselhos Diocesanos de Leigos.

·        Aprofundar no conhecimento da Doutrina Social da Igreja.

·        Integrar-se aos projetos impulsionados pela Comissão Episcopal de Justiça e Paz.

·        Estimular e desenvolver oficinas, seminários, cujos frutos serão apresentados em um encontro Nacional sobre Doutrina Social da Igreja e Direitos humanos.

Os documentos referidos aos leigos do Concílio Plenário da Venezuela estão disponíveis no endereço eletrônico: www.cpv.org.ve