A paróquia El Sagrario, localizada ao lado da Catedral, é visitada diariamente por centenas de fiéis que vão à convocatória da Vigília de 200 horas de oração pelo Chile, iniciada em 18 de setembro após o Te Deum pelo Bicentenário e culminará este domingo 26.

A iniciativa partiu de diversas organizações leigas, como o Movimento de Schoenstatt, os Focolares, Caminho Neocatecumenal, entre outras, que recordam a frase de João Paulo II "Deus está preparando uma nova primavera cristã, da qual já se vislumbra o começo".

Conforme informou o site Iglesiadesantiago.cl, ao princípio pensavam em umas dez pessoas cada duas horas para assegurar uma oração contínua, com um total de 600 visitas nos nove dias. Entretanto, em dois dias as visitas ultrapassaram as 1.200 pessoas, segundo um livro de registro se localizado aos pés da Virgem do Carmo e que será entregue ao Arcebispo do Santiago, Cardeal Franciso Javier Errázuriz.

Representantes das organizações coincidiram em assinalar que a grande assistência se deve "a um espírito de comunhão e de amor pelo Chile, que se fez patente em todas as pessoas que participaram".