O Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), Dom Rubén Salazar Gómez, afirmou que confia em que a morte do chefe guerrilheiro Víctor Julio Suárez Rojas, mais conhecido como "Mono Jojoy" ou "Jorge Briceño", possa servir como princípio de um processo novo de consertação com o grupo subversivo Força Armadas Revolucionárias da Colômbia (as FARC).

"Recebemos a notícia pedindo ao Senhor, que esta morte que em um princípio dói no sentido que é um colombiano abatido, seja o princípio de um processo de consertação com as FARC. Que essa morte signifique agora o que as FARC estejam em um processo de reflexão política e se aproximem do Governo para começar um diálogo de paz", assegurou Dom Salazar em diálogo com os jornalistas no marco da abertura em Bogotá da Expocatólica Colômbia.

O também Arcebispo de Barranquilla assinalou que "a mensagem é que façamos a paz, já que a guerra nos causou muito dano, tivemos angústia, dor, perdas de vida e já essa guerra tem que acabar".

Para que isto passe, concluiu, "é necessário que as FARC deixem a atitude de guerra e portanto aceitem as condições fundamentais que expõe o Governo que não são outras que o respeito ao Direito Internacional Humanitário para poder iniciar um verdadeiro processo de paz".