O Pe. Saleh Diego, presidente da Comissão"Justiça e Paz" da diocese de Karachi (Paquistão), disse que os cristãos vivem em constante temor pelas ameaças de radicais muçulmanos que atacaram um lugar de culto protestante em suposta represália pela queima do Corão convocada por um pastor batista nos Estados Unidos.

A agência Fides informou que o ataque contra o local religioso pentecostal ocorreu na noite do 18 de setembro no bairro de Shah Latif Town, em Karachi. Segundo fontes locais, o anúncio que o pastor batista Terry Jones fez nos Estados Unidos para queimar o Corão, segue sendo utilizado pelos extremistas islâmicos para gerar o ódio anti-cristão.

"Condenamos o ataque, pedimos o amparo do governo e como comunidade cristã no Paquistão, pedimos também a possibilidade de viver com serenidade e liberdade em nosso país. Exigimos o respeito de todos os lugares Santos e os livros sagrados de qualquer religião", expressou o Pe. Diego à agência vaticana Fides.

Acrescentou que o Arcebispo de Karachi, Dom Evaristo Pinto também expressou sua preocupação e pede evitar que os episódios de violência contra os cristãos se estendam a outras partes da cidade.

Segundo Fides, o Pe. Diego criticou a imprudência de algumas denominações cristãs protestantes que têm uma atitude muito pouco dialogante com os muçulmanos. Disse diante deste fato que estão se estabelecendo, em nível cidadão, "uma ‘comissão especial pela Paz’, que reunirá líderes cristãos de diferentes confissões, e que envolverá líderes muçulmanos e líderes civis. Seguimos trabalhando para a harmonia social e religiosa, um bem muito valioso, que deve ser protegido em nossa cidade".

Entretanto, ele explicou que embora "não se têm feito ameaça iminentes, o medo é evidente na comunidade cristã. No Paquistão os cristãos estão em umas condições muito precárias: não sabemos o que poderá acontecer nos próximos cinco minutos".