O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, assegurou que a visita do Papa Bento XVI a Reino Unido conseguiu eliminar os preconceitos que certos setores tinham nesse país contra o Pontífice.

Em declarações à Rádio Vaticano, explicou que "o Papa não quer ser uma estrela - e isso sabemos muito bem - porque isso não corresponde à sua personalidade, ao seu ministério e ao seu desejo. Aquilo que o deixa põe contente é ser conhecido e visto como o que realmente é, como um servo do Senhor e também como pessoa, com sua verdadeira atitude".

"O Papa não é só um grande mestre, um homem de cultura como todo mundo sabe, mas também é um homem humilde, amável, sensível, que deseja aproximar-se de outros com uma profunda humanidade. E foram muitíssimos os que perceberam isto durante a viagem. Superando os possíveis preconceitos contra ele ou uma falta de conhecimento. Agora podemos dizer que os católicos ingleses, mas também a sociedade britânica conhece melhor o Papa, pelo que ele realmente é. E portanto, conhecem-no também como amigo, como uma pessoa que chegou a trazer uma mensagem positiva", indicou.

Segundo o sacerdote, "anunciar como amigo a mensagem positiva de Jesus Cristo aos católicos e a toda a sociedade – de coração a coração – era o desejo de Bento XVI em sua viagem ao Reino Unido, cujo balanço é totalmente positivo".

"Ao Papa não interessam tanto os grandes números, embora tenha havido. O importante é o que os números podem expressar. Quer dizer a audiência, a escuta da mensagem. Podemos estar muito tranqüilos, pois foi escutado o que o Papa queria dizer nesta viagem à sociedade, à comunidade católica e aos responsáveis políticos", acrescentou.

"As imagens da BBC e a equipe de televisões que cobriram esta viagem ajudaram as pessoas a compreender melhor e, em muitos casos, a mudar a opinião que tinham antes sobre o Papa. E, podemos dizer, a amá-lo e a estar mais dispostos a escutar sua mensagem corretamente", afirmou.