Com o título "A linguagem universal da beleza" terá início em 29 de abril de 2011 o ciclo de concertos de música clássica JMJ-Excelentia que tem como objetivo financiar o Fundo de Solidariedade da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) constituído para que jovens de países com menos recursos possam comparecer à JMJ 2011.

O ciclo JMJ- Excelentia consta de quatro concertos que serão celebrados no Auditório Nacional. A Fundação Excelentia está formando um grande coro de 200 vozes ao qual se unirá a Excelentia Choral Academy, que conta com profissionais do coro do King’s College de Cambridge.

Os organizadores da JMJ informaram que se apresentaram 300 projetos para o Festival da Juventude que será realizado durante a JMJ. A maioria provém da Espanha, França, Itália, EUA e América Latina.

María Galluzzi, coordenadora de cultura, assegura que "é impactante receber propostas tão diversas, e ver como cada um, individualmente ou dentro de um grupo, oferece seu talento, sua paixão e seu tempo a serviço da JMJ".

O Festival da Juventude engloba atividades muito variadas: música e dança; teatro; exposições; mostras do trabalho social da Igreja nos cinco continentes; produções áudio-visuais; e em geral, atividades que falam das questões de atualidade desde uma perspectiva cristã.