Faltando apenas seis semanas para a anunciada visita do Papa Bento XVI a Barcelona, o Arcebispo local, Cardeal Lluís Martínez Sistach, alentou os catalães a acolhê-lo como em casa e destacou que se trata de um pastor dedicado a defender o homem.

Em uma exortação apostólica, o Cardeal Martínez explicou que "o Santo Padre deixará o Vaticano para nos visitar. Nós temos que acolhê-lo saindo de nossas casas, deixando nossos povos e nossas cidades da Catalunha e participando pessoalmente na dedicação do templo da Sagrada Família e saudando-o pelas ruas e lugares pelas que passará desde sua chegada até que deixe Barcelona" nos próximos 6 e 7 de novembro.

"Dentro do templo – e fora dele, em lugares para sentar-se e seguir a cerimônia através de telas- poderemos formar a grande assembléia litúrgica no domingo 7 de novembro pela manhã, presidida pelo sucessor de Pedro que realizará –como sonhava e projetava Antonio Gaudí- que este templo faça presente de algum modo a Jerusalém celestial. Esta celebração será, sem dúvida, um acontecimento histórico e nossa participação fará que seja ainda mais histórico", indicou.

O Arcebispo recordou que Bento XVI é um autêntico defensor do homem. "O Papa da mais genuína tradição eclesiástica, e o de nossos dias, é o promotor e defensor da pessoa humana em meio de um mundo desumano, porque é um mundo sem Deus. A preocupação do sucessor de Pedro por defender a pessoa tem suas raízes no princípio mesmo da criação e da redenção, e desta maneira a pessoa permanece enraizada naquilo que em definitiva a faz digna: a comunhão com Deus".

Afirmou que "a visita do Papa é, sem dúvida, um fruto de sua iniciativa. É verdade que há o convite prévio, mas, em definitiva, o Papa visita uma Igreja porque ele quer. Desta maneira, a visita se converte em um exame sobre a qualidade de nossa vida cristã, em uma experiência de renovação pascal de nossos melhores propósitos e desejos".

"Temos que acolher esta visita apostólica como uma oportunidade magnífica da graça de Deus, que possivelmente não voltará a viver nossa Igreja durante muitos anos; a anterior visita apostólica a realizou Juan Pablo II faz agora 28 anos. Acolhamos o Santo Padre Bento XVI como aquele que vem em nome do Senhor, acolhamo-lo em sua casa, porque o Papa tem umas funções episcopais muito importantes em cada uma das Igrejas diocesanas do mundo", acrescentou.

Também alentou os catalães para preparar-se em oração e trabalho pastoral pois "a visita apostólica de Bento XVI é um autêntico dom de Deus" e deve dar "muitos frutos espirituais e pastorais para nossa Igreja de Barcelona e para todas as diocese catalãs".