O Centro Jurídico Tomas Moro apresentou uma denúncia contra os responsáveis pela produção e difusão do vídeo “como cozinhar a Cristo”, transmitido pelo Canal Plus  no dia 15 de dezembro e ofendeu a milhões de pessoas.

Fontes do Centro Tomas Moro informaram que a “questão criminal” foi apresentada contra os realizadores do vídeo, os apresentadores do programa “O Plus” e a empresa SOGECABLE, pelo “persumido delito de ofensa às crenças religiosas”, tipificado no artigo 525.1 do Código Penal.

Conforme informou o jornal La Razón, o vídeo está incluído em um disco de comemoração a Javier Krahe, e foi realizado por “um grupo de amigos”, entre os que se encontram José Miguel Monzón, Joaquin Sabina, Pilar Bardem, Luis Tosar, Pablo Carbonell, Santiago Segura e Albert Pla.

As fontes indicaram que este programa  foi ofensivo “para as crenças religiosas da maioria do povo espanhol”. Acrescentam que esta ofensa fica demonstrado na grande onda de protestos que suscitou o vídeo”, além disso do grande número de pessoas que se demitiram do Canal Plus e Digital Plus.

Além disso, as fontes indicam que “o ânimo ofensivo de Javier Krahe” se reflete na resposta que deu ao jornal El Mundo a respeito os protestos dos católicos. Nessa ocasião disse “que ofereçam a outra face”, reconhecendo implicitamente, segundo as fontes, que o vídeo “supunha uma bofetada na cara do povo cristão”.