O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, qualificou a visita do Papa Bento XVI ao Reino Unido como um verdadeiro "êxito espiritual" que se desenvolveu em um ambiente festivo aonde se viu o amor e a proximidade das multidões de católicos destas terras que acompanharam o Santo Padre em cada uma de suas atividades.

O sacerdote destacou a "maravilhosa recepção" dos fiéis ingleses e considerou que esta viagem foi "muito, muito positiva mesmo". Deste modo disse que a mensagem do Papa sobre a necessária contribuição dos católicos e da fé cristã à sociedade é "um dos pontos mais importantes de sua mensagem para a sociedade em geral aqui".

Seguidamente o Pe. Lombardi ressaltou que é "maravilhoso que todos os católicos se sintam alentados, alentados também a dar um testemunho positivo da fé nesta sociedade".

Logo depois de comentar que Bento XVI viajou ao Reino Unido não pelo "êxito" da Igreja mas "pela necessidade da transparência por Jesus Cristo" ao serviço da fé, o porta-voz vaticano comentou que "acredito que se o Papa estiver contente não será só pelas grandes multidões ou coisas similares, mas porque vimos uma clara demonstração de como muita gente escutou com profundo interesse o que o Papa teve que dizer e expressaram sua alegria ao escutá-lo a ele e sua mensagem".

"Acredito que desta forma podemos falar de êxito, seu ‘êxito espiritual’ não só com as multidões ou momentos impressionantes aqui,mas com o que está detrás disto, que é ‘de coração a coração’. Há mentes e corações que entendem qual é a mensagem", prosseguiu.

Ao pedir para comparar a viagem do Papa João Paulo II em 1982 com esta que acaba de concluir, o porta voz vaticano disse que se deram em diferentes contextos, mas que uma comparação positiva pode ser vista "na maravilhosa recepção que os Papas receberam".

Sem importar quem é a pessoa, "se um Papa vier, vemos como o povo do Reino Unido está interessado, não é indiferente, os católicos em particular mas também todo o povo", acrescentou.

Depois de indicar que se existiram críticas ao Papa é porque isto é uma mostra clara da liberdade de expressão na sociedade, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé ressaltou finalmente que "vimos que efetivamente alguns criticaram, mas vimos muitíssimos mais momentos nos quais as pessoas estavam contentes. Neste sentido vemos como muito positiva a forma em que o Papa e seus colaboradores foram recebidos aqui".