Ao final de sua primeira Missa em terras britânicas, o Papa Bento XVI se aproximou diretamente do menino Anton McManus, quem trava uma dura batalha contra o câncer aos seus 9 anos de idade, impôs as mãos sobre sua cabeça e rezou por ele.

Conforme informa o jornal espanhol La Razón, Anton escreveu uma carta ao Papa dez dias atrás pedindo uma bênção "quando ele viesse a Glasgow para me ajudar a manter longe meu câncer. Rezarei para ver se há resposta".

Depois de confortar ao menino, o Papa deu a mão ao seu pai, Kevin, de 35 anos, e a sua mãe, Tammi, de 34, e abençoou também a outra filha do matrimônio, Rebecca, de 11 anos.

"Eu me pus a chorar", explicou Tammi ao jornal europeu. "O Papa nos pegou de surpresa. Foi um dos dias mais importantes de nossa vida, um momento que nossa família não esquecerá nunca", afirmou. Há cinco anos os McManus enfrentam o câncer de seu filho como uma prova de fé. O menino foi submetido a 25 tratamentos de radioterapia e duas cirurgias maiores.

"Nossa fé nos sustentou como família através de tudo isto", explicou Tammi.

A polonesa Mazena Tyszczak também recebeu um gesto de afeto do Papa. Bento XVI tomou a sua filha Maria, de 11 meses, e a beijou desde o papa móvel ao chegar ao Bellahouston Park. "É o dia mais feliz de minha vida", afirmou Mazena.