Ao concluir a Missa de beatificação do Cardeal John Henry Newman realizada em Birmingham perante milhares de fiéis, o Papa Bento XVI recordou a importância que teve para ele a Virgem Maria e alentou a procurar sua intercessão "em nossas próprias necessidades e as do mundo inteiro".

O Papa recordou que "quando o Beato John Henry Newman teve que se mudar a Birmingham, deu o nome de Maryvale’ à sua primeira casa neste lugar. O Oratório que fundou está dedicado à Imaculada Conceição da Santíssima Virgem. E pôs sob o patrocínio de Maria, Sede Sapientiae, a Universidade Católica da Irlanda".

Seguidamente citou umas palavras sobre Maria do Cardeal: "Quem pode apreciar a santidade e a perfeição daquela que foi escolhida para ser a Mãe de Cristo? Que dons deveu ter, quem fora escolhida para ser o único familiar mais próximo na terra ao Filho de Deus, a única a quem Ele estava obrigado por natureza a venerar e admirar; a escolhida para guiá-lo e educá-lo, para instruí-lo dia a dia, à medida que crescia em sabedoria e em estatura?".

Finalmente o Santo Padre assinalou que "porque foi agraciada copiosamente, nós a veneramos e, pela intimidade com seu divino Filho, procuramos logicamente sua intercessão em nossas próprias necessidades e as do mundo inteiro. Agora, dirigimos à nossa Mãe Santíssima com as palavras do Anjo e lhe confiamos as intenções que levamos em nosso coração".