Do Iraque até a Polônia e do México às Filipinas, os católicos em todo mundo começaram a unir-se em oração pela saúde do Papa João Paulo II, internado na noite de terça-feira no Policlínico Gemelli de Roma, por uma laringite.

O Bispo Auxiliar de Bagdá de rito caldeu, Dom. Andraus Abouna, informou à imprensa que os cristãos iraquianos estão orando pela recuperação do Papa. “Nestas horas nos vêm à  memória seus valentes posicionamentos contra a guerra e a favor do povo iraquiano, muito superiores às de muitos líderes mundiais. Sua estatura moral faz com que todo mundo o respeite", indicou.

Segundo Dom. Abouna, "ele se pôs a  serviço da humanidade pregando a irmandade, e a proximidade entre as religiões, islâmica, cristã e outras".

Os poloneses de Wadowice, a cidade natal do Papa, reuniram-se a rezar em uma igreja local desde que chegou a notícia de sua internação. "Nós rezamos e confiamos que Deus o ajudará", disse o pároco, Jakub Gil, responsável pela igreja onde João Paulo II foi batizado há  85 anos.

Em Roma, vários grupos de católicos rezaram na basílica e na Praça de São Pedro pela saúde do Papa. "Rezemos pelo Santo Padre e que o Senhor o proteja e o abençoe para que possa seguir sua missão na terra e consolar  tantas pessoas", afirmou um sacerdote durante uma das missas celebradas em uma capela lateral da basílica.

Além disso, o Presidente da Conferência Episcopal Italiana e Vigário do Papa em Roma, Cardeal Camillo Ruini, manifestou a “afetuosa proximidade” da diocese romana “a seu amado Bispo e o acompanha com orações a fim de que Sua Santidade supere rapidamente a indisposição que padece e possa retomar seu posto como pastor de Roma e do mundo".

Em Valência, Espanha, a agência AVAN informou que a Basílica da Virgem e a Catedral local incluem em suas Missas orações específicas pela saúde do Papa. 

Conforme indicou o reitor da Basílica, Juan Bautista Antón, em "todas as eucaristias de hoje se rezará na oração dos fiéis pelo estado de saúde do Pontífice assim como em dias sucessivos até que melhore".

Na Inglaterra, muitos católicos se reuniram na Catedral de Westmister em Londres, para rezar pela "saúde e bem-estar" do Pontífice.

Na Colômbia, o Presidente do Episcopado, Cardeal Pedro Rubiano, chamou os colombianos a elevar “uma oração ao Senhor para que (o Papa) se recupere logo”.

Na Alemanha, os organizadores da Jornada Mundial da Juventude 2005 em Colônia (oeste da Alemanha) anunciaram que rezam especialmente pela saúde do Papa, que havia previsto participar de suas celebrações em agosto próximo.

“Oramos pela rápida recuperação do Papa”, disse Dom. Heiner Koch em uma declaração emitida na cidade alemã, onde a JMJ será celebrada entre  16 e 21 de agosto próximo.

No México, centenas de pessoas chegaram até a Basílica de Guadalupe para rezar pelo Pontífice e o mesmo ocorreu nas Filipinas –o país asiático com o maior número de católicos-, Austrália, Estados Unidos, entre outros lugares.