Depois de saudar os anciãos da St. Peter’s Residence ontem pela tarde, o Papa Bento XVI se encontrou com um grupo de profissionais e voluntários que trabalham pelo amparo de crianças e jovens em âmbitos eclesiásticos. O Santo Padre recordou-lhes a ampla tradição de cuidar dos pequeninos que tem a Igreja Católica e deplorou uma vez mais os abusos cometidos por alguns membros do clero.

Em suas palavras, o Papa destacou que o serviço destas pessoas "ajuda a garantir que as medidas de prevenção adotadas sejam eficazes, que se mantenham com atenção, e que todas as denúncias de abuso se tratem com rapidez e justiça. Em nome dos muitos crianças a quem serve e de seus pais, me permitam que lhes dê as obrigado pelo bom trabalho que realizastes e que seguem realizando neste campo".

Por isso, reiterou Bento XVI, "é deplorável que, em nítida contradição com a longa tradição da Igreja de cuidar das crianças, estas tenham sofrido abusos e maus tratos por parte de alguns sacerdotes e religiosos. Todos nos conscientizamos muito mais da necessidade de proteger as crianças, e vocês são uma parte importante da resposta de amplo alcance que a Igreja está dando a este problema".

"Embora nunca possamos estar satisfeitos de tudo, o crédito deve ser dado quando é merecido: é preciso reconhecer os esforços da Igreja neste país e em outros lugares, especialmente nos últimos dez anos, para garantir a segurança de crianças e jovens e para mostrar-lhes respeito à medida que se encaminham à maturidade. Reza para que seu generoso serviço ajude a reforçar um clima de confiança e renovado compromisso com o bem-estar dos crianças, que são um dom preciosíssimo de Deus", concluiu.