O Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach, refletiu sobre a figura de Antonio Gaudí, o "arquiteto genial e cristão exemplar" que concebeu o Templo Expiatório da Sagrada Família, igreja que será dedicada pelo Papa Bento XVI em sua próxima visita a esta cidade em novembro.

Sobre a consagração do templo, prevista para o dia 7 de novembro, o Cardeal destacou que também será "um ato de lembrança do artista cristão que o ideou. Aquele dia veremos o templo acabado em seu interior, mas sobre tudo o veremos cheio de cristãos celebrando a Eucaristia presidida pelo Papa".

"Veremos esta belíssima igreja dedicada à celebração do culto litúrgico para louvar a Deus por parte de toda a assembléia, harmonizando liturgia e beleza", disse.

Referindo-se a Gaudí, o arcebispo assinalou que "foi o arquiteto de Deus e compreendeu sua profissão como uma missão. Ele sentiu a urgência de levar o Evangelho e a presença de Deus por meio de sua obra ao povo. Por isso tinha o costume de coroar seus projetos com o sinal da cruz. E desejava que todas suas obras arquitetônicas aproximassem de Deus as pessoas que as contemplavam".

Por este motivo, continuou, "a dedicação do Templo da Sagrada Família será uma lembrança íntima do arquiteto, exemplo de simplicidade e de humildade, um verdadeiro exemplo do espírito franciscano de amor à pobreza, de valorização do sacrifício expiatório dos próprios pecados e de admiração ante a natureza".

Josep Francesc Ràfols, primeiro biógrafo de Gaudí, recordou que o arquiteto chegou a ser "um fiel muito exemplar e propulsor da liturgia, um gênio da luz mediterrânea, disposto a servir a Deus".