Em sua saudação aos quase 300 religiosos empenhados no mundo da educação católica no Reino Unido esta manhã (hora local), o Papa Bento XVI assinalou que o testemunho pessoal de Cristo deve estar na base da educação católica, que não é uma mera formação utilitária,mas uma preparação para a vida em plenitude.

Em suas palavras no St Mary’s University College de Twickenham no marco de um momento de oração, o Santo Padre indicou que "a tarefa de um professor não é simplesmente comunicar informação ou proporcionar capacitação em umas habilidades orientadas ao benefício econômico da sociedade; a educação não é nem jamais deve ser considerada como algo meramente utilitário. Trata-se da formação da pessoa humana, preparando-a para viver em plenitude".

"Em uma palavra, trata-se de repartir sabedoria. E a verdadeira sabedoria é inseparável do conhecimento do Criador, porque ‘em suas mãos estamos nós e nossas palavras e toda a prudência e destreza de nossas obras’".

Depois de recordar a importância desta tarefa que foi entendida pelos monges como os seguidores de Santo Agostinho e logo São Columbano, o Papa ressaltou que esta dedicação "monacal à aprendizagem como caminho de encontro com a Palavra de Deus encarnada assentou as bases de nossa cultura e civilização ocidentais".

Seguidamente o Papa disse que "como os papéis respectivos da Igreja e o Estado no âmbito da educação seguem evoluindo, nunca esqueçam que os religiosos têm uma contribuição única que oferecer a este apostolado, sobre tudo através de suas vidas consagradas a Deus e por meio de sua fidelidade: o testemunho de amor a Cristo, o Mestre por excelência".

"Em efeito, a presença dos religiosos nas escolas católicas é um sinal que recorda intensamente o tão discutido ethos católico que deve permear todos os aspectos da vida escolar. Isto vai além da evidente exigência de que o conteúdo do ensino concorde sempre com a doutrina da Igreja. Trata-se de que a vida de fé seja a força impulsora de toda atividade escolar, para que a missão da Igreja se desenvolva com eficácia, e os jovens possam descobrir a alegria de participar do ser para outros’, próprio de Cristo".

Finalmente Bento XVI se dirigiu aos "que têm a tarefa de garantir que nossas escolas ofereçam um entorno seguro para crianças e jovens. Nossa responsabilidade para aqueles que nos confiaram sua formação cristã não pode exigir menos. De fato, a vida de fé pode ser cultivada com eficácia quando prevalece um clima de confiança respeitosa e afetuosa. Rezo para que isso siga sendo um selo distintivo das escolas católicas neste país".