Em suas palavras aos mais de quatro mil alunos de instituições católicas britânicas no campus do St. Mary’s College e em meio de um grande ambiente de festa, o Papa Bento XVI assinalou que todo jovem está chamado à santidade, à verdadeira amizade com Deus que transforma a vida e muda o mundo; assim como a rechaçar a mediocridade recordando que nem a fama nem o dinheiro bastam para ser felizes.

Em suas palavras dirigidas também àqueles que acompanharam o encontro através da Internet, o Santo Padre expressou seu grande desejo de que entre aqueles que o escutam hoje "esteja algum dos futuros Santos do século XXI. O que Deus mais deseja de cada um de vocês é que sejam Santos. Ele vos ama muito mais do que jamais poderiam imaginar e quer o melhor para vocês. E, sem dúvida, o melhor para vocês é que cresçam em santidade".

Para explicar este convite à santidade, o Papa comentou que entende que talvez alguém considere que isso não é para si mesmo e questionou a atitude de muitos em meio à "cultura da fama" que se vive atualmente. "Quando os convido a serem Santos, peço a vocês que não se conformem com ser de segunda fila. Peço que vocês não persigam uma meta limitada e que ignorem as demais. Ter dinheiro possibilita ser generoso e fazer o bem no mundo, mas, por si mesmo, não é suficiente para fazê-los felizes. Estar altamente qualificado em determinada atividade ou profissão é bom, mas isto não os encherá de satisfação a menos que aspiremos a algo maior ainda", explicou.

"Chegar à fama, não nos faz felizes. A felicidade é algo que todos querem, mas uma das maiores tragédias deste mundo é que muitíssima gente jamais a encontra, porque a busca nos lugares equivocados. A chave para isto é muito simples: a verdadeira felicidade se encontra em Deus. Precisamos ter o valor de pôr nossas esperanças mais profundas apenas em Deus, não no dinheiro, na carreira, no êxito mundano ou em nossas relações pessoais, mas em Deus. Só ele pode satisfazer as necessidades mais profundas de nosso coração".

O Papa Bento explicou também que "Deus não somente nos ama com uma profundidade e intensidade que dificilmente poderemos chegar a compreender, mas, além disso, nos convida a responder ao seu amor. Todos sabem o que acontece quando encontram alguém interessante e atrativo, e querem ser amigos dele. Sempre esperam resultar interessantes e atraentes, e que desejem ser seus amigos. Deus quer a amizade de vocês".

O Santo Padre advertiu logo à juventude presente que na vida escolar é importante não contentar-se com ser medíocres, já que "o mundo necessita bons cientistas, mas uma perspectiva científica se torna perigosa se ignora a dimensão religiosa e ética da vida, da mesma maneira que a religião se converte em limitada se rechaça a legítima contribuição da ciência em nossa compreensão do mundo. Necessitamos bons historiadores, filósofos e economistas, mas se sua contribuição à vida humana, dentro de seu âmbito particular, se enfoca de maneira muito reduzida, isto pode nos levar por mau caminho".

"Uma boa escola educa integralmente a pessoa em sua totalidade. E uma boa escola católica, além deste aspecto, deveria ajudar todos os seus alunos a serem santos. Sei que existem muitos não católicos estudando nas escolas católicas da Grã-Bretanha, e desejo incluir a todos vocês em minha mensagem de hoje. Rezo para que também se sintam movidos à prática da virtude e cresçam no conhecimento e na amizade com Deus junto com seus companheiros católicos".

Aos jovens católicos o Papa recordou que são para os não-católicos "um sinal que os recorda esse horizonte maior, que está fora da escola, e de fato, é bom que o respeito e a amizade entre membros de diversas tradições religiosas formem parte das virtudes que se aprendem em uma escola católica. Igualmente, confio que queiram compartilhar com outros os valores e as idéias aprendidas graças à educação cristã que receberam".

"Queridos amigos, agradeço a sua atenção; prometo-lhes que rezarei por vocês, e peço que vocês rezem por mim. Espero ver muitos de vocês no próximo agosto, na Jornada Mundial da Juventude, em Madrid. Enquanto isso, que Deus os abençoe", concluiu.

Neste encontro, o Santo Padre inaugurou a Fundação João Paulo II para o Esporte e assinalou que "em vistas aos próximos Jogos Olímpicos em Londres, foi-me grato inaugurar esta fundação esportiva, chamada assim em homenagem ao Papa João Paulo II, e rezo para que quantos venham aqui dêem glória a Deus com suas atividades esportivas e que eles mesmos e os demais desfrutem".