O Bispo Auxiliar de Durango, Dom Enrique Sánchez Martínez, convidou os fiéis a orarem pelo México ao celebrar o Bicentenário da independência nacional, um processo no qual teve um papel importante a devoção do povo à Virgem de Guadalupe.

"A Igreja Católica participou ativamente em todos estes fatos de maneira protagônica, já que os mais notáveis iniciadores e participantes foram membros do clero e o povo era majoritariamente católico", explicou o Prelado em um recente artigo.

Nesse sentido, disse que embora hoje 16 de setembro não seja o aniversário da independência mexicana, mas o começo da rebelião; sua celebração "e os acontecimentos históricos que lhe deram origem, não se pode ignorar o papel da Virgem de Guadalupe na origem da identidade nacional dos mexicanos".

"A Virgem de Guadalupe foi o estandarte que permitiu a Hidalgo encontrar a visão mística e libertária que o acompanhou em suas lutas, para reaparecer 100 anos depois (na Revolução Mexicana), como bandeira dos camponeses zapatistas, porque seu culto não tem classes, nem regiões, é público e coletivo, íntimo e maciço", recordou.

Nossa Senhora de Guadalupe, afirmou Dom. Sánchez, "preside o nascimento de nossa nacionalidade (…). Ela é emblema, vínculo de unidade nacional; sem lugar a dúvidas, destino".