Uma fonte do vaticano advertiu à ACI Imprensa sobre a confusão que alguns “peritos” entrevistados pela imprensa secular poderiam criar sobre o verdadeiro estado de saúde do Pontífice.

“Seria irresponsável ser muito otimista sobre a saúde do Santo Padre e o resultado final deste episódio", precisou a fonte mas também explicou que muitos dos comentários médicos difundidos pela imprensa secular são "imprecisos e meramente especulativos".

"Peritos de todo o mundo estão descrevendo dezenas de cenários diferentes e sugerem uma variedade de possíveis tratamentos. Mas as pessoas devem lembrar que os únicos que realmente sabem o que está acontecendo com o Papa de um ponto de vista médico, são os integrantes da equipe do Professor (Rodolfo) Proietti (chefe da unidade de emergência do Policlínico Gemelli) e o Professor (Renato) Buzzonetti  (médico pessoal do Papa)".

A fonte concluiu que “absolutamente ninguém no Vaticano está interessado em ocultar a verdadeira condição do Papa e a Sala de Imprensa Vaticano foi consistentemente transparente ao informar ao público sobre a saúde do Santo Padre”.