O diretor da Sala  de Imprensa da Santa Sé, Joaquin Navarro-Valls, confirmou o diagnóstico inicial de traqueo-laringite e informou que o Papa João Paulo II celebrou Missa do seu leito no Policlínico Gemelli e fez uma refeição leve no almoço.

Navarro-Valls comunicou aos jornalistas que o Santo Padre descansou bastante bem na noite, pela manhã às 10h15, hora de Roma, celebrou Missa com seu secretário, Dom. Stanislaw Dziwisz, fez uma refeição leve e tomou um café.

Segundo o porta-voz, o Papa tem apenas "alguns décimos de  febre", e reiterou que a hospitalização é "uma medida de precaução", devido a que tinha dificuldade para respirar.  

"Ao longo da noite continuaram as terapias de assistência respiratória que permitiram a estabilização do quadro clínico. Os parâmetros cárdio-respiratórios e metabólicos, nestes momentos, entram nos limites do normal", indicou e reiterou que “se confirma o diagnóstico de traqueo-laringite aguda com episódios de laringo-espasmos como já disse ontem à noite".

A equipe médica do professor Rodolfo Proietti, diretor do Departamento de Emergência,  é quem assiste o Santo Padre durante sua internação no hospital.

Navarro-Valls, ele mesmo doutor em medicina, desmentiu que o Papa tivesse perdido a consciência, que  tivesse feito uma tomografia axial computadorizada (TAC) ou praticado uma traqueostomia. Também especificou que o conteúdo da declaração efetuada nesta manhã à imprensa foi redigido de acordo com o médico pessoal do Santo Padre, o doutor Renato Buzzonetti e que não estavam previstos outros boletins médicos na jornada de hoje.

Navarro-Valls saiu do hospital antes do meio-dia, uma hora depois da chegada do médico pessoal do Papa. "Vou para casa, a situação é tranqüila e não há motivos para alarmar-se. Um sinal de que a estado do Papa não inspira grande preocupação é que seu médico não chegou à primeira hora ao hospital", explicou.

Histórico clínico

Esta é a nona vez que João Paulo II é internado em um hospital durante seu Pontificado. Em duas ocasiões -julho de 1993 e agosto de 1996- passou somente algumas horas para fazer uma TAC.

Esta é a cronologia publicada hoje pelo Vaticano:

  • Em 13 de maio de 1981 foi hospitalizado no hospital Gemelli depois do atentado na Praça  São Pedro.

  • Em 20 de junho desse mesmo ano volta a ingressar nesse hospital para ser tratado de uma infecção de cytomegalovirus.

  • Em 15 de julho de 1992 é operado de um tumor benigno no cólon.

  • Em 2 de julho de 1993 é submetido a uma TAC como acompanhamento da operação de 1992.

  • Em 11 de novembro de 1993  fratura o ombro direito e é hospitalizado no Gemelli.

  • Em 29 de abril de 1994 é internado no Policlínico depois de uma queda em que se quebrou o  fêmur.

  • Em 14 de agosto de 1996 se submete a uma TAC  na clínica Regina Apostolorum de Albano.

  • Em 8 de outubro de1996 é operado de apendicetomia no Gemelli.