O Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, pediu aos professores despertar nos alunos o amor pela busca da verdade e contribuir na formação de sua personalidade.

Durante o programa televisivo Chaves para um Mundo Melhor, o Prelado destacou a celebração do Dia do Professor no seu país, e afirmou que "o fundamental é que o professor ou a professora seja efetivamente uma figura de referência para as crianças". O desafio dos docentes, afirmou Dom Aguer, "é formar discípulos".

"É fundamental que efetivamente se estabeleça um diálogo de gerações e que o diálogo seja suscitado pelo professor. Nisso reside principalmente a arte de ensinar: em despertar nos alunos o amor à verdade, à busca da verdade", afirmou.

"Professor no sentido pleno –pensemos naqueles que durante longos anos se fazem discípulos daquela pessoa que para eles é uma fonte de sabedoria- é aquele que deixa uma marca fundamental na vida de um discípulo porque o introduz em um mundo", acrescentou.

O Arcebispo agradeceu aos docentes por seu trabalho e indicou que "em grande parte, a renovação autêntica da escola, o êxito de um processo educativo depende de que se estabeleça corretamente essa relação natural e indelével entre o professor e o discípulo. Depende da presença e a ação de bons professores".