O sucessor do Padre Thomas Euteneuer no cargo de presidente do Human Life International –a maior organização pró-vida do mundo–, agradeceu o abnegado trabalho do sacerdote e o importante avanço da causa pró-vida nos anos de sua gestão.

Algumas semanas atrás, o Padre Euteneuer informou que deixava o cargo de presidente da HLI para retomar seus trabalhos de pároco na Florida a pedido de seu Bispo. Foi substituído interinamente pelo Monsenhor Ignacio Barreiro-Carámbula, diretor executivo do escritório da HLI.

Em mensagem oficial, Dom Barreiro-Carámbula, agradeceu "as orações que ofereceram pelo HLI durante esta transição" e afirmou que "durante os últimos dez anos, sob a liderança do Padre Euteneuer, a HLI experimentou um grande crescimento e conseguiu avançar muito".

"O Padre Tom nos assegurou que terá em suas orações a todos vocês, os que apóiam a HLI, assim como à missão pró-vida de nossa organização quando retornar à sua diocese", acrescentou.

Do mesmo modo, destacou o trabalho dos encarregados regionais da HLI que seguem trabalhando pela causa da vida como Ligaya Acosta e "suas incansáveis visitas ao longo da Ásia e da Oceania"; Emil Hagamu e George Wirnkar na África; Mario Rojas e o Padre Juan Carlos Chávez que colaboram na América Latina "com nossa leal e heróica Magaly Llaguno e também com o Adolfo J. Castañeda e Eileen MacGarrity, quem trabalha no escritório de Vida Humana Internacional em Miami".

O monsenhor também reconheceu o trabalho de Joannes Bucher no HLI da Europa e Jenn Giroux no HLI América.

"Em qualquer lugar que a HLI vá, continuaremos defendendo toda a vida humana desde o momento da concepção até à morte natural. E, como percebemos recentemente, esta missão é cada vez mais crucial. Tal parece que não podemos ler as notícias sem nos inteirar de um novo ataque contra o direito humano mais fundamental: o direito à vida, ou alguma nova ofensa contra a dignidade do matrimônio tradicional", acrescentou Monsenhor Barreiro-Carámbula.

"Não nos envolveremos na política partidária, mas constantemente recordaremos aos católicos e a todas as pessoas com princípios que a vida e o matrimônio tradicional deve ser defendidos sempre", acrescentou o presidente interino do HLI.