A Conferência Episcopal da Bélgica anunciou em conferência de imprensa a abertura de um centro de assistência, reconciliação e cura para as vítimas de abusos por parte de alguns membros do clero. Assim indicou o Presidente deste organismo e Arcebispo de Malinas-Bruxelas, Dom André-Mutien Léonard.

A decisão tomou forma logo depois da publicação de um relatório da comissão que trata este tema no qual se citam 150 casos ocorridos em um lapso de 50 anos. Sobre o centro de atenção o Prelado assinalou que "queremos abrir este lugar o mais rápido possível, mas alguns assuntos são complexos e são muitas as partes. Enquanto isso se abrirá um centro de contato que oferecerá escuta atenta às vítimas, mas quem deseja apresentar alguma denúncia deverá remeter-se à magistratura".

"A Igreja na Bélgica –disse Dom Léonard– proclama seu desejo de estar próxima às vítimas dos abusos sexuais assim como assisti-los de maneira adequada e contínua. Queremos nos esforçar para ter a máxima disponibilidade para as vítimas para ajudá-las a curar seus sofrimentos".

O Arcebispo também prometeu "aprender a lição dos enganos do passado" e recordou que "o direito canônico prevê sanções para os abusos sexuais contra menores".

"Colocar em prática uma nova iniciativa pressupõe a confiança recíproca", assinalou também o Arcebispo e expressou seu desejo de "poder estabelecer novas colaborações com a justiça e com as autoridades públicas para enfrentar o problema".