A agenda da viagem papal ao Reino Unido inclui o lançamento da chamada Fundação João Paulo II para o Esporte, uma entidade católica que busca promover os valores esportivos em honra do falecido Pontífice.

A Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales anunciou que esta quinta-feira 16 de setembro, o Santo Padre lançará o legado esportivo em honra de João Paulo II na Universidade St. Mary's College, em Twickenham ante 32 destacadas crianças esportistas provenientes de escolas britânicas.

O lançamento terá lugar durante uma assembléia escolar que será transmitida ao vivo a mais de 800 mil estudantes em toda a Inglaterra, Escócia e Gales.

"Faltando menos de dois anos para os Jogos Olímpicos (de Londres), temos um momento único de oportunidades e um processo no qual as aspirações dos jovens, o significado do costume e a rotina em suas vidas, e todo o conceito de excelência pode começar de novo", explicou o Arcebispo de Westminster, Dom Vincent Nichols, sobre a criação da fundação.

"A Fundação João Paulo II para o Esporte é uma iniciativa na qual estamos particularmente interessados porque utiliza o esporte para tratar de difundir entre jovens e adultos de igual forma a importância da saúde, a dignidade de nossos corpos, o cuidado do bem-estar físico e seu significado espiritual", explicou.

Os organizadores da Fundação João Paulo II sustentam que seu propósito é levar aos jovens a espiritualidade católica na transmissão das virtudes, a aptidão e a liderança. Existe uma iniciativa similar que foi fundada em Roma em 2008.

O professor Simon Lee, presidente da junta da Fundação João Paulo II para o Esporte, assinalou que através "desta iniciativa, a Igreja convida a todos os interessados a participar da criação de um legado de alegria para o ano 2012 e a posteridade, no espírito de amor pelo esporte de João Paulo II".

"Não é só por um interesse pessoal que a Igreja vê valor no esporte bem entendido e praticado. Estamos agradecidos ao Papa Bento XVI por sua generosidade ao lançar esta Fundação em honra de seu predecessor e como um presente à sociedade em geral", assinalou Lee.