No segundo comunicado oficial sobre a saúde do Papa João Paulo II, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou que o quadro do Pontífice se estabilizou; mas que ainda inspira  cuidados.

“Na noite transcorrida, prosseguiram as terapias de assistência respiratória que permitiram a estabilização do quadro clínico”; diz o comunicado oficial do Vaticano; e acrescenta que “os  parâmetros cárdio-respiratórios e metabólicos estão nos limites do normal”.

“portanto –segue o comunicado- confirma-se o diagnóstico de inflamação de laringe e traquéia  aguda com episódios de espasmo da laringe como comuniquei ontem à noite”.

“Durante a noite o Santo Padre repousou por algumas horas”.

“Nesta circunstância o Santo Padre está acompanhado pela equipe médica do Professor Rodolfo Proietti, Diretor do Departamento de Emergência”, conclui o comunicado.

Em posteriores comentários à Rádio Vaticano, o Porta-voz da Santa Sé explicou que o Santo Padre ainda mostra um quadro de febre próprio da gripe, e que passará alguns dias mais no hospital; mas insistiu em que “não existe motivos para se alarmar”.