O diálogo doutrinal entre a Igreja Católica e Anglicana tem dado “bons frutos” apesar de uma relação “sempre difícil”, afirmou o padre Vírgílio Antunes, Reitor do Santuário de Fátima no editorial de Setembro do jornal mensal «Voz da Fátima».O Reitor do Santuário de Fátima refletiu sobre aproximação entre católicos e anglicanos e destaca devoção mariana comum a ambas Igrejas.

Para o padre reitor, em nota divulgada pela Agência Ecclesia do Episcopado Português, o caminho do diálogo tem sido expresso “nas declarações conjuntas produzidas pelas comissões para esse efeito constituídas”, recordando no entanto que “outra parte da Igreja Anglicana tem caminhado no sentido das grandes fraturas, sobretudo em temas pastorais e morais”.

Por isso, a visita de Bento XVI ao Reino Unido será “importantíssima”, “pelo fato de ser (a Inglaterra) uma nação majoritariamente anglicana, com uma enorme influência no mundo inteiro e ainda por ser um dos grandes focos do diálogo ecumênico no qual está envolvido a Igreja Católica”.

O Pe. Antunes assinalou também que “o Papa Bento XVI parece decidido a abrir as portas da Igreja a todos os que, em virtude das circunstâncias históricas, se encontram fora da plena comunhão católica, como já demonstrou em medidas tomadas em diferentes direções. Ele sabe que o peso dos séculos, aliado ao das instituições fortemente estruturadas e às razões de ordem sentimental, acaba por ser maior do que o da teologia ou da doutrina, da reflexão e da razão. Sabe, por isso, que são importantes os sinais e gestos de aproximação, diálogo e disponibilidade, que, sendo propostas, manifestam o desejo do reencontro e da unidade”.

Sobre a devoção a Maria, o reitor recorda que a devoção mariana é comum ao mundo católico e anglicano. Prova disso mesmo é o desenvolvimento de alguns núcleos de devoção a Nossa Senhora de Fátima entre os membros da Igreja Anglicana.

“De um lado e de outro se assume e professa a palavra do Evangelho, segundo a qual todas as gerações a proclamarão ditosa”, conclui a nota da Agência Ecclesia.