O Comitê organizador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 apresentou um Plano Pastoral de preparação para esta importante Jornada que tem como eixo principal o aprofundamento espiritual assim como "fortalecer nossa adesão a Jesus Cristo e nosso compromisso no anúncio do Evangelho".

"A qualidade da JMJ depende da preparação espiritual", disse Ángel Matesanz, responsável pela pastoral da JMJ. Deste modo ele considerou necessário "deixar-nos seduzir por Jesus Cristo e nos convertermos em seus colaboradores".

Por sua parte, Gregorio Roldán, Secretário Geral da JMJ e responsável pela pastoral juvenil de Madrid, explicou que "este ano os objetivos do plano pastoral têm uma maior projeção pela acolhida a jovens de todo o mundo durante a JMJ: os protagonistas principais são os jovens".
As linhas de ação se resumem em três áreas principais: crescer no conhecimento de Jesus Cristo, fomentar a oração e a participação nos sacramentos, e testemunhar a fé mediante a palavra e a ação.

O plano pastoral destaca a preparação pessoal mediante a atenção especial à melhoria na oração e o conhecimento de Jesus Cristo, a prática habitual dos sacramentos da Eucaristia e da Penitência. Quanto à preparação em comunidade se incide na oração em família, a participação na vida paroquial e no anúncio da JMJ entre amigos e conhecidos, assim como fomentar a Confirmação entre os jovens que ainda não a tenham recebido.