A maior cruz luminosa do mundo foi inaugurada ontem na colina Canabakich (Monte Líbano), coincidindo com a festa da Santa Cruz que se celebra esta terça-feira no Meio Oriente, retransmitiu o canal de televisão libanês LBC.

A cruz tem uma altura de 73 metros e 80 centímetros, em alusão à altura do monte Gólgota (738 metros), onde foi crucificado Jesus e aonde hoje se levanta a Igreja do Santo Sepulcro.

Conforme assinala a agência EFE, a instalação deste monumento, denominado "Cruz de todos os povos", na localidade de Baskenta é uma iniciativa da Associação Terra de Deus e da ordem de monges maronitas, católicos orientais.

À Missa de inauguração assistiram deputados libaneses e milhares de fiéis, que depois da cerimônia religiosa soltaram pombas e lançaram foguetes.

A festa da exaltação da Santa Cruz recorda o dia em que Santa Elena, mãe do imperador romano Constantino encontrou a Cruz de Cristo, ao 14 de setembro do ano 320.

No Líbano esta festa se celebra cada ano nas aldeias e cidades cristãs onde os fiéis se transladam rezando com tochas acesas para as colinas onde colocam cruzes.