Na prática tradicional, a Igreja celebra os Santos e beatos no dia de sua morte, mas no caso do futuro beato Cardeal John Henry Newman –converso do anglicanismo-, o Calendário Litúrgico o festejará na data de sua conversão ao catolicismo.

A poucos dias da beatificação do Cardeal Newman, a Santa Sé já publicou os detalhes da cerimônia que presidirá o Papa Bento XVI na Grã Bretanha no próximo domingo 19 de setembro.

Durante a celebração eucarística no Parque Cofton de Birmingham, o Santo Padre pronunciará o que se denomina a "fórmula de beatificação", na qual declara que o Cardeal Newman de aí em diante possa ser invocado como beato.

Bento XVI proclamará que de agora em diante a festa do Cardeal Newman será celebrada em cada 9 de outubro.

Em geral, os dias de festa dos beatos e dos Santos estão marcados no dia de sua morte. O Cardeal Newman faleceu no dia 11 de agosto de 1890. Entretanto, a Igreja o recordará no dia que se converteu ao catolicismo, em 9 de outubro de 1845.

Em tom de brincadeira, o Padre Federico Lombardi declarou em uma conferência de imprensa que a Igreja comemora a grandes Santos em agosto assim para ele é uma boa idéia celebrar o Cardeal Newman em outubro. Em 11 de agosto, por exemplo, a Igreja celebra Santa Clara de Assis.