O Arcebispado de Compostela, na Espanha, que tem por padroeiro o Apóstolo São Tiago, pediu a participação de um total de 500 voluntários para a visita do Papa Bento XVI no próximo dia 6 de novembro à sua chegada à Galícia e que estes poderão inscrever-se na Web www.depasxuventude.org até o próximo dia 20 de setembro.

Assim o manifestou o delegado diocesano de Pastoral de Infância e Juventude, Javier Porro, que coordenará a todos os jovens galegos que participem da visita do Papa, iniciativa que recebeu o nome de 'Voluntariado 6N'.

Conforme destacou Javier Porro, os interessados em serem voluntários deverão oscilar entre os 16 e os 36 anos e participar de uma jornada de preparação que será celebrada no próximo 30 de outubro de 10.00 às 19.00 horas.

Estes jovens se situarão "quase exclusivamente", na Catedral --que estará reservada às pessoas anciãs, doentes ou deficientes físicos--, na Praça de Quintana e na Praça do Obradoiro, aonde atenderão as necessidades dos peregrinos e organizarão os assistentes.

Os jovens que desejem formar parte do 'Voluntariado 6N' terão que enviar ao arcebispado uma fotocópia do de documentos de identidade e também, uma foto atualizada. Documentos que serão revistos pelo Corpo Nacional da Polícia "por motivos de segurança", como assinalou Javier Porro.

Além disso, o delegado diocesano assegurou que "a coordenação" de serviços na visita do Papa "é de vital importância" para evitar incidências, por isso se prevê realizar várias reuniões com os serviços de Amparo Civil e com a Junta da Galícia.

Conforme destacou Javier Porro, embora o programa "oficial" da visita do Bento XVI não será facilitado pelo Vaticano até finais de setembro, o Arcebispado já conhece as atividades "principais" que realizará o Papa na cidade compostelana.

Assim, a visita constará de três atos públicos. Em primeiro lugar, o Papa será recebido no aeroporto de Lavacolla no meio da manhã por membros da Casa Real e várias autoridades civis e eclesiásticas.

Depois deste recebimento, Bento XVI se deslocará no 'Papa Móvel' até à Catedral de Santiago, a qual entrará pela porta de Azabachería, aonde abraçará o Apóstolo.

Já pela tarde, tal como detalhou o Arcebispado, o Papa presidirá uma missa na Praça do Obradoiro para que possam assistir a ela "o maior número de pessoas".