Ao inaugurar o III Congresso Latino-americano de Jovens, que se celebra até o dia 12 de setembro, o Arcebispo de Maracaibo e Presidente da Conferência Episcopal da Venezuela, Monsenhor Ubaldo Santana, pediu aos participantes que sejam “embaixadores da esperança” e “mensageiros de vida boa” no continente.

Durante a cerimônia de boas-vindas, o Prelado assinalou que este Congresso pretende ser “um verdadeiro laboratório no qual vivam concentradamente o que devem realizar em cada uma de suas comunidades eclesiásticas e em seus respectivos países”.

Dom Santana expressou que para os jovens falta “terem a possibilidade de encontrar-se pessoal e comunitariamente com Jesus”, “deixar-se fascinar por sua Boa Nova do Reino de Deus” e “descobrir o potencial transformador de sua presença, de sua amizade e de sua capacidade de serviço até o final”.

O Arcebispo recordou a importância e continuidade dos anteriores congressos juvenis celebrados em Cochabamba, Bolívia (1991-1992) e de Punta de Tralca no Chile (1998).

“Vocês são cristãos, não guerreiros. Deixem-se então encantar pela Palavra e a vida de seu Senhor Jesus e fiquem com decisão e valentia a seu serviço. Que nestes dias recebam dele a graça da conversão e da vida fraterna e deixem-se vencer para sempre à causa do Reino de Deus”, pediu o Prelado.