Durante a Audiência Geral, o Papa Bento XVI também leu uma mensagem onde expressou sua grande ilusão por sua próxima visita ao Reino Unido, que se realizará entre os dias 16 e 19 de setembro.

"Espero com grande ilusão visitar dentro de uma semana o Reino Unido e saudar de todo coração o povo da Grã-Bretanha", expressou o Santo Padre. El indicou que sabe “muito bem a grande quantidade de trabalho que requereram os preparativos para a visita, não só por parte da comunidade católica, mas também pelo Governo, as autoridades locais da Escócia, Londres e Birmingham, os meios de comunicação e os serviços de segurança”.

Nesse sentido, manifestou seu “grande apreço pelos esforços feitos para conseguir que os diversos acontecimentos previstos sejam realmente eventos felizes. Graças às inumeráveis pessoas que rezaram pelo êxito da visita e pela efusão da graça de Deus sobre a Igreja e o povo de sua nação".

Bento XVI também se referiu à beatificação do Cardeal John Henry Newman. Disse que será “um motivo de alegria especial” beatificar “este grande inglês” que “viveu uma vida sacerdotal exemplar e com seus numerosos escritos contribuiu um aporte duradouro à Igreja e à sociedade, tanto em sua terra natal como em muitas outras partes do mundo”.

“Espero ferventemente e rezo para que cada vez mais pessoas se beneficiem de sua amável sabedoria suave e se inspirem em seu exemplo de integridade e santidade de vida", expressou.

Em sua mensagem, o Santo Padre também manifestou seu desejo de “reunir-me com representantes das diferentes tradições religiosas e culturais que conformam a população britânica, assim como com seus líderes civis e políticos”.

“Estou muito agradecido à Sua Majestade a Rainha e a Sua Graça o arcebispo de Canterbury por me receberem e desejo encontrar-me com ambos. Embora sinta que há muitos lugares e pessoas que não terei a oportunidade de visitar, quero que saibam que os recordo a todos em minhas orações. Deus abençoe o povo do Reino Unido!”, expressou.