Líderes cristãos na Ásia criticaram a campanha lançada por um pastor batista para queimar um exemplar do Corão (livro sagrado dos muçulmanos) neste 11 de setembro nos Estados Unidos, porque isto será utilizado pelos radicais islâmicos para atacar as minorias cristãs no continente asiático.

O pastor batista Terry Jones, do Dove World Outreach Center (Florida), afirmou que seguirá adiante com seu plano, apesar das conseqüências que isto terá para as minorias cristãs na Ásia. Inclusive, o comando das tropas americanas no Afeganistão advertiu que se trata de uma iniciativa perigosa que afetará os soldados.

Conforme informou a agência Fides, o Presidente da Conferência Episcopal do Paquistão, Dom Lawrence Saldanha, condenou firmemente “esta intenção e esta campanha, contrária ao respeito devido a todas as religiões, contrária à nossa doutrina e à nossa fé”.
Por sua parte, Nazir S Bhatti, Presidente do “Pakistan Christian Congress” pediu ao pastor Jones cancelar a queima do Corão, porque será utilizado “pelos radicais islâmicos como pretexto para atacar os cristãos”.

Do mesmo modo, o Presidente da Conferência Episcopal da Índia, Cardeal Oswald Gracias, convocou líderes religiosos cristãos e muçulmanos para emitir um comunicado que rechaça este ato por ir contra os ensinamentos de Cristo.

Esta iniciativa também foi rechaçada pelo Secretário Geral da Conferência Episcopal da Indonésia, Dom Johannes Pujasumarta, quem disse à agência vaticana Fides que a Igreja local manifestou seu desacordo “e lançou um chamado a retratar-se. Continuaremos rezando para que não aconteça nada desagradável, nem na Indonésia nem ao redor do mundo, por causa de um ato tão irresponsável”.

Neste país, o maior do mundo em população muçulmana, houveram marchas contra a queima do Corão. Diante disto, o Episcopado convocou membros do movimento radical islâmico “Frente islâmico de defesa”, e se ressaltou o respeito recíproco entre cristãos e muçulmanos.

O Frente condenou o gesto do pastor Jones, mas não instigou os militares a uma vingança contra os cristãos. Conforme se informou, os únicos responsáveis serão as pessoas que queimarão materialmente o Corão.