O Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach, destacou a importância histórica da visita do Papa Bento XVI a esta cidade, e afirmou que o Pontífice dá valor ao templo da Sagrada Família porque “responde teologicamente e liturgicamente ao que deve ser uma igreja”.

“Esta visita apostólica do Papa (a realizar-se em novembro), será um autêntico dom de Deus, para confirmar nossa fé, intensificar nossa esperança e urgir nosso amor”, afirmou o Cardeal a um meio espanhol.

O Cardeal destacou a beleza arquitetônica da igreja da Sagrada Família –obra do Servo de Deus Antonio Gaudí-, assim como seu riquíssimo significado bíblico e catequético.

“O templo vazio já impressiona a todos por sua beleza, mas penso que para contemplá-lo em toda sua plenitude será preciso fazê-lo no exercício de sua finalidade própria e específica: a celebração do culto litúrgico”, afirmou.

O Cardeal Martínez Sistach adiantou que no dia 7 de novembro, dia da consagração, “será um evento histórico extraordinário, ao qual estão todos convidados”. “Vêm à minha memória aquelas palavras de Bento XVI, ‘quando a fé especialmente celebrada na liturgia, encontra-se com a arte, cria-se uma sintonia profunda porque os dois podem e querem falar de Deus, fazendo visível o invisível’”. 

Na entrevista, o Cardeal também se referiu ao cristianismo de Antonio Gaudí, quem “tinha em sua mesinha de cabeceira o livro ‘L’Année Liturgique’, de Dom Guéranger, Abade de Solesmes”.

Na Sagrada Família, explicou, “influiu muito a vida cristã deste homem de fé, de oração e de missa diária”. “Penso que esta coerência entre a arquitetura e a vida cristã de Gaudí foi muito valorizada pelo Santo Padre”, afirmou.

Por isso, convidou os fiéis a “rezarem para que em breve possamos celebrar a beatificação do arquiteto da Sagrada Família, como leigo cristão e arquiteto para imitação de arquitetos e artistas cristãos”.

Sobre o convite dirigido ao Santo Padre, o Cardeal recordou que o templo começou a ser construído em 1882 e considerou conveniente dedicá-lo ao culto “quando o interior estivesse plenamente terminado, embora não o estivesse todo o exterior ao templo. E o interior do templo se completava este ano 2010”.

O Arcebispo também destacou o aporte da Igreja à cultura de nosso tempo com “uma obra artística de primeiríssima magnitude”; mas além disso, acrescentou que Bento XVI não só dá valor à beleza arquitetônica e litúrgica deste templo, mas também sua advocação da Sagrada Família de Nazaré, de grande importância “para as famílias de hoje que vivem em meio de um ambiente cultural pouco propício para que sejam sempre íntimas comunidades de vida e de amor”.