O Arcebispo de Cochabamba, Dom Tito Solari, chamou os bolivianos a velarem pelos direitos das crianças para que estes sejam respeitados, sobre tudo daqueles menores que são migrantes e refugiados.

O Prelado recordou que para este ano o Papa Bento XVI escolheu como tema da 96ª Jornada Mundial do Migrante e do Refugiado o lema “Os migrantes e refugiados menores de idade”, e que “cobre um aspecto ao qual devemos pôr mais atenção tomando em conta a advertência de Cristo, ‘o que se faça com um só destes pequeninos’”.

“Como não considerar entre ‘os menores’ também os emigrantes e os refugiados menores de idade?”, perguntou Dom Solari.

As crianças, recordou, têm direito a um nome, a conhecerem seus pais, a viverem com eles, a uma nacionalidade e a “crescerem no seio da família, em um ambiente de felicidade, amor e compreensão”.

O Prelado indicou que “a família é o âmbito privilegiado onde cada pessoa aprende a dar e receber” e por isso insistiu que os pais trabalhem incansavelmente para a educação de seus filhos. “Às vezes se faz muito difícil, mas nunca se devem dar  por vencidos e não se desentendam sobre a educação em valores morais e religiosos”, assinalou.

Dom Solari disse que deverá ter em conta “que dentro de poucos anos as crianças de hoje serão os responsáveis pela vida familiar e da convivência cidadã com sua maneira de viver da fé e protegerão e cuidarão das crianças do amanhã”.