Os participantes no Congresso de Leigos realizado em Seul, Coréia do Sul, enviaram uma carta ao Papa Bento XVI apresentando-se como um “pequeno rebanho” em um vasto continente com milhões de habitantes, que está disposto a “proclamar a Cristo na Ásia hoje”.

“Estimado Santo Padre, nós somos seu ‘pequeno rebanho’, um rebanho que às vezes poderia parecer pequeno e insuficiente em um vasto continente com milhares de milhões de habitantes e de antigas tradições culturais e religiosas, que contrastam com um novo crescimento econômico e social, caótico e rápido, que coloca a Ásia à vanguarda e com um maior peso na cena mundial”, expressa o texto.

Segundo a Rádio Vaticano, os católicos asiáticos agradeceram ao Papa pela sua paternal proximidade e afeto e fizeram suas as palavras do Pontífice, quem assinalou recentemente que “o maior testemunho que os cristãos podem dar hoje na Ásia é mostrar a alegria e a beleza da vida cristã”.

Indicaram que apesar de seu pequeno número e das dificuldades do momento, têm presentes as palavras de João Paulo II em sua Exortação Apostólica Ecclesia in Asia, sublinhando uma vez mais que “os povos da Ásia necessitam Jesus Cristo e seu Evangelho. Ásia tem sede da água viva que só Jesus pode dar”.