Adriano Stefanelli, o artesão que desde 2003 desenha e fabrica calçados à medida para os Pontífices, revelou que está acostumado a dar de presente cópias dos mesmos sapatos aos patriarcas ortodoxos como sua pequena colaboração “para reforçar a ansiada unidade dos cristãos”.

Em entrevista com o jornal L'Osservatore Romano, Stefanelli recordou que foi no ano 2003 quando ao observar o então Papa João Paulo II padecer dor, perguntou-se o que podia fazer para aliviar em algo seu sofrimento. Rapidamente empreendeu a tarefa de produzir quatro pares de sapatos para o Pontífice.

Depois disto ele se converteu no “sapateiro do Papa” e continuou este trabalho com Bento XVI, a quem entregou sapatos em cada um dos cinco anos que leva seu Pontificado. Também elaborou para ele tênis e calçados de verão.

Stefanelli dedica um mês à confecção de cada par de sapatos. Ele indicou que também entregou sapatos ao Patriarca ortodoxo russo Alexis II, e mais recentemente ao Patriarca Kirill. O Patriarca Ecumênico de Constantinopla Bartolomeu I também possui alguns dos sapatos feitos à mão por Stefanelli.