O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, manifestou a condenação moral do Vaticano à anunciada lapidação da mulher iraniana Sakineh Mohammadi.

O sacerdote comentou que Sajjad Ghaderzadeh, filho da mulher, pediu ao Papa Bento XVI que intervenha para deter a execução de sua mãe. O Pe. Lombardi indicou que respondendo a este pedido, a Santa Sé condenou moralmente e se mobilizou para deter a lapidação da mulher condenada por adultério e cuja execução poderia ser iminente.

Em declarações à imprensa, assinalou que “a Santa Sé segue o caso com atenção e participação”. Recordou que a posição da Igreja é contrária à pena de morte e que “a lapidação é uma forma particularmente brutal”.

“Quando se pede à Santa Sé de maneira apropriada que intervenha em questões humanitárias ante outros países, como aconteceu muitas vezes no passado, ela o faz mas não de forma pública, mas através dos canais diplomáticos próprios”, concluiu.

Sakineh Mohammadi foi condenada a morrer lapidada pelas autoridades iranianas. Foi acusada de adultério e cumplicidade na morte de seu marido em 2006. Agora seu filho considera que só a mobilização internacional poderia salvá-la da lapidação.