O Papa Bento XVI nomeou Dom Giorgio Lingua como Núncio Apostólico para o Iraque e a Jordânia. O novo representante começará seu trabalho em um momento em que a comunidade católica iraquiana luta por encontrar a paz.

Não alheio às relações internacionais, Dom Lingua é membro do corpo diplomático do Vaticano desde 1992. Nos últimos 18 anos, o sacerdote italiano trabalhou em postos diplomáticos na Costa do Marfim, EUA, Itália e Sérvia, além de servir na Secretaria de Estado da Santa Sé na seção para as Relações com os Estados.

Dom Lingua foi ordenado sacerdote em 1984 e tem uma licenciatura em Direito Canônico. Além do italiano, fala francês, espanhol e inglês.

Sua nomeação coincide com os pedidos de ajuda de diversos porta voz católicos que solicitam um maior amparo para o país após a saída das tropas americanas. Um funcionário declarou à Rádio Vaticano algumas semanas atrás que o Iraque é inseguro para os grupos minoritários, e como as forças americanas se partiram, a situação só pode piorar.

O Bispo auxiliar caldeu de Bagdá, Dom Shlemon Warduni, assinalou que os cristãos se converterão no bode expiatório "para os três grupos principais no país – xiitas , sunitas e curdos - depois da retirada dos Estados Unidos”.

O Papa Bento XVI reconheceu a difícil situação no Iraque em seu discurso de boas-vindas ao embaixador iraquiano ante a Santa Sé no princípio de julho. Nesse momento, o pontífice chamou todos os habitantes do país a unirem-se "no sofrimento compartilhado" para construir "uma paz justa, moral e o meio ambiente pacífico".

Dom Lingua substitui Dom Francis Assisi Chullikatt que tinha ocupado o cargo durante mais de quatro anos antes de ser nomeado observador permanente da Santa Sé ante as Nações Unidas no último mês de julho.