Milhões de fiéis americanos participarão este 8 de setembro na oração do Terço do Amor Guadalupano, para pedir à Virgem Maria que interceda ante Deus pela paz e a justiça no México e em todo o continente.

O evento terá lugar às 8 da noite e, conforme informou o boletim SIAME da Arquidiocese da capital mexicana, "pela primeira vez se realiza de forma massiva na noite levando velas percorrendo desde a colina do Tepeyac até o átrio da Basílica do Guadalupe, estando à cabeça da procissão o arcebispo primaz do México (o Cardeal) Norberto Rivera Carrera".

Esta oração é organizada pela Arquidiocese do México, o Instituto Superior de Investigações guadalupanos e a Ordem dos Cavaleiros de Colombo; e forma parte da Jornada Universal "Santa Maria do Guadalupe Emblema e Padroeira da Nossa Liberdade”, que se realiza com motivo dos festejos do Bicentenário da Independência do México.

O cônego da Basílica de Guadalupe, Pe. Eduardo Chávez Sánchez, indicou que escolheu-se o dia 8 de setembro por celebrar nesta data a natividade da Virgem Maria.

O Sacerdote acrescentou que durante a oração também se elevarão orações para que os mexicanos "encontremos a verdadeira liberdade que é a independência do pecado, da morte, do egoísmo, da soberba, do deus-dinheiro que tanto dano fazem a nossa nação".