O Papa Bento XVI recordou que toda pessoa, e especial os jovens, necessitam raízes profundas e válidos fundamentos para construir uma vida sólida e segura, e que tais raízes e fundamentos devem estar em Cristo.

Diante de um grande número de fiéis e peregrinos que se reuniram este meio-dia na Praça central de Castel Gandolfo para rezar o Ângelus dominical, o Santo Padre falou sobre sua Mensagem para a XXVI Jornada Mundial da Juventude que será celebrada em agosto de 2011 em Madrid.

“Enraizados e fundados em Cristo, firmes na fé”, é o tema do grande encontro de jovens católicos com o Pontífice. “É decididamente uma proposta contra a corrente. “Quem hoje propõe aos jovens que sejam "arraigados" e "firmes"? Em seguida, convidou-os com veemência a refletirem sobre a cultura que parece ser dominante: uma cultura que define como sendo "indecisa em relação aos valores de fundo, aos princípios sobre os quais orientar e regular a própria vida”, disse o Papa.

Contando a própria experiência pessoal disse “sei bem que toda geração, aliás, toda pessoa singularmente considerada, é chamada a fazer novamente o percurso de descoberta do sentido da vida. De fato, o jovem é como uma árvore em crescimento: para desenvolver-se bem precisa de raízes profundas, que, em caso de tempestade de vento, mantenham-na de pé fincada no solo. Assim também a imagem do edifício em construção faz pensar na exigência de válidos fundamentos para que a casa seja sólida e segura”. 

O Papa afirmou que o coração da mensagem está nas expressões “em Cristo” e “na fé”. “A plena maturidade da pessoa, a sua estabilidade interior, têm o fundamento na relação com Deus, relação que passa pelo encontro com Jesus Cristo”.

“Uma relação de profunda confiança, de autêntica amizade com Jesus – afirmou o Pontífice – é capaz de dar a um jovem aquilo de que mais precisa para enfrentar bem a vida". "Serenidade e luz interior, aptidão a pensar positivamente, abertura de ânimo para com os outros, disponibilidade a se doar pelo bem, pela justiça e pela verdade.”, acrescentou.

Finalmente o Papa ressaltou a importância da comunidade eclesiástica para o jovem: “para ser crente, o jovem está sustenido pela fé da Igreja, pois se nenhum homem é uma ilha muito menos o é o cristão, que descobre na Igreja a beleza da fé partilhada e testemunhada junto aos outros na fraternidade e no serviço da caridade”.

Em seguida o Papa rezou o Ângelus, e repartiu sua Bênção Apostólica, saudando os fiéis em vários idiomas.