O jornal ABC denunciou que pelo menos três hospitais com participação de congregações católicas e inclusive do Arcebispado de Barcelona, distribuem o fármaco abortivo RU 486 na Espanha.

“Conforme ABC veio a saber, além do Hospital do Sant Pau de Barcelona, o do Sant Joan do Déu do Esplugues de Llobregat, que pertence à ordem religiosa de São João de Deus, e o Hospital de Sant Celoni, em cujo patronato constam também representantes eclesiásticos, dispensam atualmente o polêmico fármaco. As direções dos três centros confirmaram ontem a este jornal a prática alegando que ‘se encontra dentro da mencionada normativa atual’”, informa o jornal espanhol.

Fontes do Hospital Sant Celoni, reconheceram ao ABC que já faz tempo que se facilita o fármaco nos serviços de urgências.

“Não deixa de resultar chocante tendo em conta que no próprio Código Ético da entidade, ao qual teve acesso este jornal, consta como primeiro compromisso exigível aos profissionais o de ‘defender e prolongar a vida humana’”, denunciou o diário europeu.

Do mesmo modo, ABC informa que “o Hospital do Sant Pau, em cujo patronato participam em partes iguais a Generalitat, a Prefeitura e o Arcebispado de Barcelona, com dois representantes cada um, é o terceiro que esta dispensa a criticada pílula”.