O Bispo do Oruro e presidente da Fundação “Vida e Família”, Dom Cristóbal Bialasik, advertiu à sua paróquia que as autodenominadas “Católicas pelo Direito de Decidir” não formam parte da Igreja e confundem os fiéis com sua aberta promoção do aborto.

Em um artigo publicado no jornal ‘La Patria’, o Bispo denunciou que as CDD são “uma organização abortista americana e que seu objetivo principal é eliminar o maior opositor do mundo contra o aborto, a Igreja Católica”, esforçando-se “por convencer católicos e não católicos de que o aborto é uma alternativa eticamente válida para as mulheres católicas, desprezando e ridicularizando os ensinos fundamentais da Igreja, promovendo agressivamente a anticoncepção e o aborto“.

O Bispo advertiu que as CDD “financiam suas atividades com milhões de dólares recebidos de grupos americanos abertamente anti-vida como a Fundação Ford” e na América Latina sua agenda é claramente abortista e anti-católica.

“Quero esclarecer, que segundo o ensinamento da Igreja Católica, não se pode matar a um bebê nem sequer para salvar a vida da mãe porque ambas são vidas humanas independentes. Se teoricamente se der o caso, nada pode ser feito e nunca é lícito ‘fazer o mal para que daí provenha o bem’”, recordou.

Dom Bialsik considerou que o grupo deveria denominar-se “Pelo direito a abortar”, algo que “é completamente contrário e contraditório com o autêntico ensino da Igreja Católica, aonde se afirma sem lugar a dúvidas que o aborto é um crime”.