Faltando apenas duas semanas da visita de Bento XVI ao Reino Unido, a Igreja inglesa encara a presença do Papa como "um momento muito importante para a vida da fé". Dom Vincent Nichols, presidente da Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales, declarou, em entrevista à Rádio Vaticano, afirmou que "espera a sua visita com alegria e com grande participação" e classifica o Papa como um "responsável elegante, cheio de respeito por todos, que será recebido pelas pessoas com um entusiasmo crescente".

O prelado em declarações reunidas pela agência Ecclesia do episcopado português, espera que da visita surjam frutos ecumênicos, nomeadamente na relação com a Igreja Anglicana. A este respeito, o antigo líder da Igreja Anglicana, o arcebispo George Carey já havia afirmado em uma mensagem divulgada pela Rádio Vaticano que "Bento XVI será bem-vindo na Grã-Bretanha".

O programa prevê uma reunião entre Bento XVI e Rowan Douglas Williams, atual Arcebispo de Cantuária, “devido ao momento delicado que atravessam as relações entre as duas Igrejas”, disse Dom Nichols. Na Abadia de Westminster, o Papa rezará com todos os cristãos desse país.

"Há católicos de diversos ritos, há muitas Igrejas diferentes e vão todos estar juntos, nessa oração da noite", acrescenta ainda o prelado, que ocupa também o cargo de arcebispo de Westminster.

Uma das principais iniciativas oficiais de Bento XVI, em terras britânicas, será a beatificação do Cardeal Newman. Dom Vincent Nichols classifica este acontecimento como "um momento histórico por se tratar da primeira vez, em 500 anos, que uma pessoa é beatificada sem ter sido mártir".

Na nota divulgada por ecclesia.pt, o arcebispo destaca o Cardeal Newman como "uma figura importante na cultura inglesa" e que a sua passagem da Igreja Anglicana para a Igreja romana foi "uma coisa maravilhosa o para seu tempo", acrescenta.

"Newman tinha a capacidade de explicar o caminho da fé. É certamente uma figura importante, ao nível da cultura e da educação", afirmou o prelado.
Por todas estas razões, "esta beatificação é muito importante", sustentou Dom Nichols.