Prossegue a visita Ad Limina Apostolorum dos bispos do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), conformado pelos Estados da Bahia e Sergipe. Esta manhã, o Papa recebeu na residência apostólica, em Castel Gandolfo, o Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Geraldo Majella Agnello, os bispos auxiliares de São Salvador da Bahia, Dom Josafá Menezes da Silva, Dom João Carlos Petrini e Dom Gregório Paixão Neto, o bispo de Alagoinhas (BA), Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, e o Bispo de Amargosa (BA), Dom João Nilton dos Santos Souza.

Em entrevista à Rádio Vaticano, o presidente do Regional, dom Ceslau Stanula, falou sobre o significado da visita e afirmou que esta “é o ato mais importante do nosso serviço episcopal. Aqui nós visitamos as quatro basílicas e o santo padre, o papa. A visita representa o símbolo da nossa unidade como Igreja. Encontramos-nos com vários dicastérios romanos, para com eles trocarmos nossas idéias e ouvir o que eles têm a dizer sobre a experiência da Igreja no mundo inteiro”.

Ainda na quarta-feira, os bispos celebraram a Eucaristia na Basílica Papal de Santa Maria Maior. A missa foi presidida pelo arcebispo de São Salvador (BA) e primaz do Brasil, cardeal Geraldo Majella Agnello e concelebrada por 26 bispos.

Dom Geraldo também pronunciou a homilia da celebração, na qual falou sobre a história da basílica papal de Santa Maria Maior.
“Depois do Concílio de Éfeso, em 431, o papa Cisto III, erigiu em Roma a basílica dedicada à Mãe de Deus, depois chamada de Santa Maria Maior. Essa é a mais antiga Igreja do ocidente dedicada à santíssima virgem [...]”, afirmou o Cardeal. Ele também destacou o significado da visita Ad Limina.
“Faço minhas as doces palavras do salmista Davi. ‘ Vede como é bom, como é suave, os irmãos viverem bem unidos’. Eu também digo: vede como é bom nós termos vindo aqui por motivo da nossa visita ao santo padre; reunidos, somos irmãos’” concluiu Dom Majella.